SSD - Uma opção em tempos de crise

"imagem meramente ilustrativa

Seu computador está muito lento? Ele demora para ligar ou acessar os arquivos? Está querendo fazer um upgrade no seu computador sem investir muito? 

Como é complicado quando chegamos ao trabalho ou voltamos para casa e precisamos utilizar o PC ou o Note e esperamos um bom tempo para que todos os programas sejam carregados. Perdemos diariamente um tempo precioso, aguardando a execução de programas de computador para executar as nossas tarefas, e isso prejudica muita nossa produtividade. Em tempos de crise investir em uma máquina média acaba não sendo uma prioridade, mas conseguimos com algumas soluções práticas e com baixo investimento melhorar o desempenho de um PC ou Note de configuração média sem a necessidade da substituição de processador e placa-mãe. A adição de memórias RAM, ajuda mas não resolve por completo, mas a tecnologia SSD, essa sim, revoluciona de forma pratica e barata o desempenho do PC ou do Note.

O SSD (Solid-State Drive) ou unidade de estado sólido é um dispositivo de memória que não possui partes móveis, para o armazenamento não volátil de dado digitais. Por não ter partes móveis, o acesso de dados armazenados é muito mais rápido que os demais dispositivos utilizados pela maioria dos equipamentos (HDD, DVD, etc.). Mesmo um computador com um processador Celeron J1800, um processador de desempenho limitado, equipado com um SSD consegue inicializar e acessar os arquivos muito mais rápido e forma mais eficiente do que um computador equipado com um processador Core I3 com um HDD comum, ou seja, você pode fazer um upgrade em sua máquina, deixa-la muito mais rápida somente com a instalação de um SSD, ao invés de trocar todo o computador, e mesmo assim muitas vezes, não obter o desempenho desejado. Uma desvantagem do SSD, é que apesar da queda dos preços, a tecnologia ainda é um pouco mais cara por megabyte, hoje uma unidade de 120GB SSD é o mesmo valor de um HDD de 500GB. Mesmo com essa desvantagem vale a pena investir nessa solução e assim melhorar o desempenho geral da máquina. Recomendamos em caso de upgrade para o SSD, manter o seu HDD antigo, e instalar o sistema operacional e demais programas, como o Office no SSD e armazenar os arquivos maiores e os menos utilizados no HDD que ficará como secundário, por exemplo os arquivos de músicas. Para os que preferem SSD´s com maior capacidade de armazenamento, há hoje no mercado os com a capacidade de 240GB e 480GB, com preços bem acessíveis.

Devemos ressaltar que o SSD melhora o acesso de arquivos no seu computador, tornando-o muito mais veloz em suas tarefas diárias, porém ele não resolve as tarefas que exigem processamento, como exemplo jogos ou processamento de imagens pesadas. Nesses casos será necessário melhorar o processador e/ou placa de vídeo.

Apesar de tudo o que falamos sempre surge uma dúvida, será que realmente funciona? Aqui na Informatize possuímos um Showroom onde você pode conferir o desempenho do SSD e estaremos à disposição para esclarecer as dúvidas e encontrar a solução mais adequada ao seu desejo e a sua necessidade.

Por: Fabrício Martins Dias e Helder Eduardo de Figueiredo.